Internacional

Economia dos EUA em Agosto de 2023

A Visão do Economista Chefe da NRF

No acompanhamento mensal da economia dos EUA em agosto de 2023, o economista-chefe da NRF, Jack Kleinhenz, observou que a economia continua em crescimento, no entanto, não tão vigoroso como no início deste ano. Vem apresentando um crescimento modesto e com um comportamento do consumidor ainda acanhado, como você verá no decorrer do texto abaixo. Ele destacou alguns insights importantes. Por outro lado, como uma desaceleração no aumento da preferência dos consumidores por gastos e a revisão do crescimento do PIB.

Crescimento do PIB Revisado – Taxas de Crescimento Econômico

Kleinhenz apontou que o Bureau de Análise Econômica dos Estados Unidos agora estima que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu a uma taxa anual de 2,1% no segundo trimestre, em contraste com os 2,4% relatados anteriormente. O crescimento do PIB, por sua vez, quando combinado com o GDI (que mede o valor de salários, aluguéis, juros e lucros corporativos), totalizou 1,3%. No entanto, apesar de terem sido adicionados 187.000 empregos em agosto, esse número ficou abaixo da média mensal de 271.000 durante o último ano, e a taxa de desemprego aumentou para 3,8% em agosto, à medida que mais pessoas entraram no mercado de trabalho.

Comportamento dos Consumidores

Ao mesmo tempo, embora o crescimento dos empregos tenha desacelerado e os salários crescido menos do que o esperado, os gastos pessoais aumentaram 0,8% em julho em relação ao mês anterior, superando o crescimento de 0,6% de junho. Com os gastos superando o crescimento da renda, a taxa de poupança nos EUA caiu para 3,5% em julho.

Inflação e Vendas no Varejo – Impacto nos Preços e nas Compras

O Índice de Preços de Despesas de Consumo Pessoal, por outro lado, uma medida de inflação preferida pelo Federal Reserve dos EUA, aumentou 0,2% em julho. Em relação ao ano anterior, a inflação atingiu 3,3% em julho. Apesar da inflação e da confiança do consumidor reduzida, as vendas no varejo, medidas pela NRF, subiram 3,8% em relação ao ano anterior em julho.

Perspectivas para o Futuro – Previsões e Desafios Econômicos:

Ademais, a NRF havia previsto que as vendas no varejo em 2023 cresceriam entre 4% e 6% em relação a 2022, mas as altas taxas de juros do Fed têm desacelerado a economia, e como resultado, as vendas podem ficar no limite inferior dessa previsão. A economia dos EUA continua em expansão, ainda assim, os dados recentes indicam uma desaceleração. Entretanto, os preços elevados e as taxas de juros impactaram a confiança do consumidor, que diminuiu em agosto.

Reflexões sobre Economia dos EUA em Agosto de 2023

Portanto, a economia dos EUA continua a crescer, embora, a um ritmo mais lento do que no início do ano. O comportamento dos consumidores reflete a preocupação com os preços e as taxas de juros. À medida que, entramos no terceiro trimestre, permanece uma incerteza sobre a trajetória futura da economia e das vendas no varejo.


Você também gostará de ler:

Rafael Crispim

Compartilhar
Publicado por:
Rafael Crispim

Posts Recentes

Ecoinovação na Indústria Brasileira: 2023

Em 2023, a ecoinovação sustentável na Indústria brasileira emerge como um tópico relevante e premente,…

11 meses atrás

A Revolução do Cashback no Brasil

Cashback no Brasil, sua origem e a evolução. Você já deve ter ouvido falar de…

11 meses atrás

Halloween nos EUA e Brasil: Tradições e Comércio

O Halloween, uma das festas mais aguardadas em outubro, é celebrado de maneira vibrante tanto…

11 meses atrás

A Revolução “newness” no Mercado de Utensílios Domésticos

Descubra o Significado Renovado da Inovação Você já ouviu falar o termo em inglês “newness”…

11 meses atrás

A Ascensão do Metaverso: Amazon e Walmart no Comércio Virtual

Amazon e Walmart na Vanguarda O comércio virtual, com Amazon e Walmart na vanguarda, estão…

12 meses atrás

Queda na Selic: Oportunidades ou Cautela?

A recente decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central em reduzir a…

12 meses atrás